sábado, 15 de setembro de 2007

GRUPO 01

PROJETO
.
Este projeto esta ligado ao custo de vida dos brasileiros.
O custo de vida de uma região influencia diretamente ao padrão de vida das pessoas dessa mesma região.
Na verdade, o elevado déficit público interno estimula o aumento das taxas de juros para os títulos públicos mais atraentes, visando maior captação de recursos para atenuar o déficit. O aumento da inflação é inevitável que acabe provocando a elevação do custo de vida das famílias.
Desde fevereiro, quando a inflação medida pelo diesel subiu 0,21%, o ICV vem registrando taxas crescentes. Neste período, a taxa cresceu 0,42 pontos percentuais. Nos últimos 12 meses, o ICV acumula alta de 4,13%. Nos cinco primeiros meses deste ano, a taxa é de 2,47%.
Em maio, as principais elevações ocorreram para Habitação (1,89%), Saúde (0,60%) e Transporte (0,39%), que juntos contribuíram com 0,59 pontos percentuais no calculo da inflação do mês.

Declaração Universal dos Direitos dos Homens

Uma assembléia geral proclama uma Declaração Universal dos Direitos dos Homens como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações.

O ARTIGO 25º

Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar a sua família, a saúde, ao bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, a assistência medica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e a segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice, ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade. A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam da mesma proteção social. oda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar a sua família, a saúde, ao bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, a assistência medica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e a segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice, ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam da mesma proteção social.


Estatística

Neste projeto de matemática vamos trabalhar com estatística.
A estatística é um ramo da matemática especializado em coletar, organizar, representar, e interpretar dados, com o objetivo de estudar fatos, fenômenos, e comportamentos.
Podemos com o estudo estatístico do custo de vida de algum país, levantar dados e taxas da habilitação, educação, rendimento familiar, e etc.
A estatística esta presente em nosso cotidiano: nos jornais, revistas, TV, na entrevista que respondemos sobre o nosso candidato a presidente favorito, no folheto com perguntas sobre os serviços de uma lanchonete que freqüentamos, nas profissões que poderíamos exercer.


O DESEMPREGO NO BRASIL E NO MUNDO

O desemprego no Brasil é um grande problema, ocorre também no mundo inteiro. Na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, na Coréia do Sul, etc. É uma situação muito preocupante, atualmente observa-se a diminuição do número de vagas no mercado de trabalho, nos países subdesenvolvidos, a situação é igual. No Brasil é grande a preocupação dos trabalhadores, dos sindicatos, das autoridades e dos estudiosos de problemas sociais a despeito de não possuirmos dados precisos sobre o desemprego, isto porque enquanto o IBGE fala em taxa de 12%, a fundação SEADE/DIESE fala em 18% na região metropolitana da grande São Paulo. A verdade é que temos hoje, em qualquer família alguém desempregado. Essa é uma realidade que está muito próximo de cada um de nós. Para o desempregado a preocupação provoca insegurança, a indignação, aquela sensação de inutilidade para o mundo social. Uma pesquisa elaborada mostra que a tecnologia que vem desde a revolução industrial na Inglaterra em 1750, traz problemas e certamente é uma das principais causas do desemprego mundial. Uma máquina substitui o trabalho 10, 20, 40 ou mais pessoas. Já foi dito que a revolução industrial provocou insatisfação dos trabalhadores, mas pouco desemprego. Na época as vagas fechadas numa empresa eram supridas pela abertura de outras empresas. Com a redução da jornada de trabalho para 8 horas e a semana de 5 dias, a informatização e as novas tecnologias vêm com um grande índice de desemprego estrutural. Vejam o exemplo do banco, onde os postos de trabalho diminuíram mais da metade, tudo é informatizado, as pessoas utilizam menos os caixas humanos, elas vão mais aos caixas eletrônicos. Esses funcionários perdem o emprego e muitas vezes não tem outra oportunidade, porque todos os ramos de atividades estão sendo modernizados, não só os bancos como também as indústrias. Essa informatização gera o desemprego e tanto o governo quanto a sociedade tem que contribuir para encontrar uma solução. O desempregado não pode ficar esperando nova oportunidade para ocupar a mesma vaga que ocupava antes da demissão, mesmo porque aquela vaga, ou melhor, aquela função pode deixar de existir. Aquele que deseja voltar ao mercado de trabalho deve se reciclar, buscando uma colocação em outra área ou ramo de atividade, para isso ele deve estar preparado. O governo, através dos fundos de amparo ao trabalhador, tem oferecido recursos para treinamentos e reciclagens aos desempregados. Essa iniciativa ajuda, pois o trabalhador sem essa reciclagem não vai conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Dessa forma a questão do emprego é hoje a principal preocupação do movimento sindical, do estado e principalmente da família, a que mais sofre com a falta de trabalho e queda da renda, agravando todos os problemas sociais. Sendo assim a reforma sindical e trabalhista tem que ter como prioridade a procura de caminhos para impor aos governantes a execução de programas de desenvolvimento que resultem em geração de empregos.
.
Grupo: Bruna Santos, Priscila Siepierski, Édem, Jotam, Rafaela.

Nenhum comentário: